Publicidade
DicasGuia completo

Organize sua vida com Google Tasks

Se necessita de um ponto centralizador e gratuito para criar e gerenciar suas listas de tarefas com a possibilidade de as ver onde quer que esteja, experimente o serviço e aplicativo móvel Google Tasks, que está disponível para iOS e Android. Este aplicativo permite criar várias listas de tarefas, tarefas secundárias (o programa chama-lhe ‘Subtarefas’), adicionar detalhes e definir datas de execução. E, se tiver uma conta Google, pode acessar essas listas e editá-las a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador, desde que tenha acesso à Internet.

Vejamos como funciona.

Descarregue e instale o Google Tasks

Google Tasks Loja

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Se estiver utilizando um dispositivo Android, depois de instalado, app via pedir permissão para acessar sua conta do Google e descobrir sua localização. Toque em ‘Aceitar’ se concordar. Lance o aplicativo e toque no botão ‘Começar a utilizar’. Se estiver a utilizá-lo em iOS, a primeira coisa que o aplicativo vai perguntar é que conta Google vai querer utilizar. Toque no nome dessa conta. A seguir o aplicativo pede-lhe permissão para enviar notificações. Toque em ‘Permitir’ para ser avisado quando as tarefas têm que ser completadas.

Minhas tarefas

Tasks_1_2

 

Na tela ‘Minhas tarefas’, toque no botão ‘+ Adicionar uma nova tarefa’. Escreva o que quiser incluir na tarefa e depois toque em ‘Guardar’. A nova tarefa irá aparecer na tela ‘Minhas tarefas’.

Adicionar mais informação

Tasks 2_3

A partir deste momento pode adicionar mais informação à sua tarefa, incluindo detalhes, uma data de término e tarefas secundárias (subtarefas). Toque na tarefa. Na tela seguinte toque no campo ‘Adicionar detalhes’ e escreva os detalhes considerados necessários. Toque em ‘Data’ para adicionar um prazo limite para a tarefa estar pronta e depois toque em ‘OK’. Toque em ‘Adicionar subtarefas’ e escreva o nome. Quando acabar de inserir esta informação toque na seta para a esquerda que aparece no canto superior esquerdo da tela para voltar à tela ‘Minhas tarefas’. As alterações são gravadas automaticamente.

Se quiser adicionar mais tarefas, repita o processo.

Organizar suas tarefas

Organizar Tasks

Depois de criar um conjunto de tarefas, regresse à tela ‘Minhas tarefas’ e toque no ícone com três pontos, que está no canto inferior direito da tela. Aqui pode escolher ordenar as tarefas por nome, ou pela data em que as criou. Também pode escolher um nome para a lista de tarefas clicando na opção ‘Mudar o nome da lista’. Por fim também pode apagar as tarefas que já foram terminadas.

Marcar uma tarefa como terminada

Terminada

Para indicar que acabou uma tarefa, basta que toque no círculo que está à esquerda do nome. Assim que o fizer, a tarefa desaparece da lista e é colocada na lista ‘Concluído’. Se quiser pode voltar a colocá-la na lista clicando no visto que aparece à direita do nome.

Criar várias listas

Nova lista

O Tasks também permite criar várias listas de tarefas. Toque no ícone com três traços que está no canto inferior esquerdo da tela para acessar ao menu do programa. Toque em ‘+ Criar nova lista’. Escreva o nome que quiser e toque em ‘Concluído’. Como esta lista está em branco, terá que tocar em ‘+ Adicionar uma nova tarefa’ para começar a usá-la.

Mudar de lista

Pode alternar entre suas várias listas clicando no menu com os três traços e depois no nome da lista que quiser usar.

Ver em qualquer lado

Google_Tasks

Suas listas podem ser vistas onde quer que esteja, seja em um dispositivo móvel, seja em um computador. Pode fazê-lo através do site do serviço Google Tasks. Aqui aparecem todas as tarefas que criou no seu smartphone.