Publicidade
DicasGuia completo

Saiba como apagar seus dados antes de vender dispositivos

Se você quer se livrar de um PC, tablet ou smartphone antigo, tenha cuidado, pois poderá estar dando acesso a conteúdos que são só seus, e que poderão ser usados para roubo de identidade. Veja aqui como eliminar todos esses dados em segurança.

Como apagar seus dados

Nossos computadores, tablets e smartphones são autênticos armazéns de dados privados, como nossas fotografias, documentos, senhas e outros, razão pelo qual você deve ter o máximo cuidado sempre que desejar enviar seu dispositivo para a reciclagem, lixo ou caso o tenha vendido ou pretenda oferecer para algum amigo ou conhecido. Se não tiver cuidado, acredite que seus conteúdos poderão vir a cair em mãos erradas.
Muitas vezes, enviar arquivos para a lixeira (no caso dos PC e tablets com Windows) não é suficiente para se ver livre deles, uma vez que estes podem ser facilmente recuperados por criminosos habilidosos. Uma vez que não temos a Montanha da Perdição (ou Orodruin, Vulcão do Senhor dos Anéis) para desfazer seus dados de forma segura e permanente, siga nossas dicas para garantir total segurança de sua privacidade.

1 – Salve os arquivos que pretende guardar

Antes de eliminar os arquivos, verifique se não possui conteúdos que deseja salvar. Caso tenha, recomendamos que salve esses arquivos para um disco externo, ou num dos diversos serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive. Copie os arquivos que deverão estar guardados em Meus Documentos, Imagens, Música e Vídeo. Não se esqueça que deverão existir arquivos importantes em pastas como as Transferências e o Ambiente de Trabalho. Repita este processo nas diversas contas de usuário que existam em sua máquina. Num dispositivo Android (tablet ou smartphone) acesse as definições e o menu de Cópia de segurança e reposição, verificando em seguida se a função de ‘Fazer cópia de segurança dos dados” está ativa. Para salvar fotos, abra o aplicativo Google Fotos, e acesse o menu (ícone das três barras horizontais no canto superior esquerdo), e vá às definições. Aqui acesse o menu ‘Criar cópia de segurança e sincronizar’ para garantir que o aplicativo salva todos seus conteúdos. Se usar um dispositivo iOS, acesse as Definições, iCloud, Cópia de segurança e ative as cópias de segurança para a iCloud. Tenha atenção que o serviço de Cloud da Apple apenas disponibiliza 5GB de espaço gratuito, sendo recomendável, caso tenha mais dados para guardar, ligar seu iPhone, iPod ou iPad a um PC, e usar o iTunes para efetuar a cópia de segurança.

2Limpe o Windows XP, Vista ou 7

Nas versões anteriores ao Windows 8, não existia uma ferramenta integrada para permitir um restauro de fábrica do equipamento, como forma rápida e eficaz de eliminar todos os arquivos e deixar o aparelho como se tivesse sido comprado novo. Para isso deverá usar o DVD ou a partição de restauro do sistema, bem como a chave de instalação, habitualmente colada nas traseiras, lateral, no transformador ou na caixa do equipamento. Se não tiver, poderá usar ferramentas como o Belarc Advisor (belarc.com/free_download) que irá identificar qual a chave de instalação do seu sistema operativo. Para eliminar definitivamente seus arquivos, sem possibilidade de recuperação, deverá usar aplicativos como Darik Boot And Nuke (DBAN), disponível em dban.org. A ferramenta está disponível como imagem ISO, pelo que terá que criar um CD de arranque ou uma pen USB com essa ferramenta. Assim que concluir o processo de criação do disco de arranque, reinicie o PC e escolha a opção de arranque para o disco (ou pen USB). Assim que o aplicativo abrir, onde aparecerá uma tela azul, prima Enter e certifique-se que a partição que deseja eliminar é a partição selecionada (use as teclas J e K para navegar),clique na barra de espaços, e em seguida na tecla F10. Assim que o processo terminar, coloque o disco de instalação do Windows e reinicie o computador, de forma a poder instalar seu Windows de origem.

3 – Limpe seu PC com Windows 8 ou 10
Se tiver uma versão mais recente do Windows em seu computador, como o Windows 8, 8.1 e 10, então terá acesso a uma ferramenta simples para restauro de fábrica de seu PC, que elimina todos os arquivos existentes no mesmo. Para tal aceda ao menu Iniciar, Definições, Atualizações e Segurança. Se usar o Windows 8, clique em ‘Iniciar’ na opção ‘Remova tudo e reinstale o Windows’. Deverá usar o disco de instalação do Windows 8 quando for pedido, para uma reinstalação limpa do sistema. Se usar o Windows 10, basta aceder ao menu de Restauro e clicar na opção Iniciar, e Remover Tudo na janela de opções. Em ambos os casos, todo o processo demorará algum tempo até estar concluído.

4 – Limpe seu dispositivo iOS

Antes de iniciar a limpeza de arquivos do seu iPad ou iPhone, certifique-se que desativou seu login dos serviços Apple, para evitar alguns problemas que tendem a ocorrer. Para isso deverá acessar as definições, iCloud e desligar a função ‘Encontre o meu iPhone’. Em seguida desative o serviço iMessage, através do menu Mensagens nas definições. Por fim, desligue-se do iCloud, no menu iCloud nas definições. Esta última opção é extremamente importante, pois poderá, inadvertidamente, eliminar os conteúdos existentes em sua conta de iCloud. Após desligar-se destes serviços, poderá acessar o menu Definições, Geral, Restauro e ‘Elimine todos os seus conteúdos e definições’. Esta opção irá restaurar seu dispositivo iOS para os padrões de fábrica. Não se esqueça de remover seu cartão SIM, caso utilize um no dispositivo.

5 – Limpe seu dispositivo Android

Apesar do restauro dos dispositivos Android ser muito simples de acessar e usar, este poderá não ser definitivo para algumas ferramentas de usuários mais habilidosos. Como tal, recomendamos que encripte os conteúdos do aparelho antes de iniciar o restauro. Para isso deverá garantir que o equipamento está sem cartões MicroSD e acesse o menu de Definições, Segurança e Encriptação, optando pela função ‘Encriptar telefone’. Quando concluído o processo, volte a Definições, e depois ao menu de Cópia de Segurança e Reposição. Escolha a última opção, de ‘Reposição de dados/fábrica’, escolhendo por fim a opção ‘Repor Telefone’. Não se esqueça de remover seu cartão de dados SIM.

6 – E se o dispositivo estiver estragado?

Nestes casos em concreto, tudo depende do estado e do tipo de dano que o dispositivo possui. Se for possível acessar o mesmo, e as definições, então à partida conseguirá realizar os processos descritos anteriormente, caso contrário, a forma mais fiável de garantir que os seus dados são realmente eliminados será enviando o dispositivo para reparação, e só posteriormente eliminar todos os seus dados. Esta situação poderá não se justificar, caso o valor de reparação seja muito elevado. Se o dispositivo não for para venda, poderá simplesmente divertir-se a usá-lo como alvo numa carreira de tiro, ou simplesmente manter o dispositivo. Se o dispositivo for um PC, então o ideal será remover o disco rígido ou SSD, ficando com o mesmo antes de entregar o computador.

7 – Elimine dados num SSD

Uma vez que os discos sólidos (SSD) não armazenam dados da mesma forma que um disco rígido tradicional, as ferramentas utilizadas pelos discos rígidos não são eficazes para este processo. Para isso deverá usar a ferramenta disponibilizada pelo fabricante de seu disco SSD (como o Secure Erase usado pela Samsung) ou usar aplicativos específicos, como o Parted Magic (partedmagic.com), que têm um custo de nove dólares.