Publicidade
Notícias

Portugal e Brasil assinam acordo Conexão Startup Indústria 4.0

O acordo entre o centro português CEiiA e ABDI visa aproximação entre startups e indústria de ambos os países.

Conexão Startup Indústria 4.0

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto – tem vindo a estabelecer um conjunto de parcerias internacionais com vista ao lançamento de programas que promovam a rápida internacionalização e escalabilidade das startups que passam por sua aceleradora 4Scale. “Um dos parceiros incontornáveis neste trabalho é a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que gerencia o maior programa de conexão entre startups e indústria do governo brasileiro”, afirma Maria Miguel Ferreira, Head of Open Innovation do CEiiA.

A ABDI esteve recentemente em Portugal e um dos objetivos dessa visita foi anunciar o arranque do programa Conexão Startup Indústria 4.0. “Este programa foi lançado em 2016 no Brasil, e tem conseguido eficazmente aproximar startups e grandes indústrias. As 10 indústrias brasileiras que participaram nas edições anteriores representam, em conjunto, aproximadamente 8% do PIB industrial do Brasil e das 27 startups que participaram, 21 continuam a desenvolver projetos com essas indústrias até hoje”, explica Rodrigo Rodrigues, Coordenador de Inovação da ABDI.

Para este responsável, a ABDI pretende agora internacionalizar este programa e encontrou em Portugal, e na 4Scale e no CEiiA, o parceiro adequado. “O objetivo será aproximar startups brasileiras da indústria portuguesa e startups brasileiras das grandes empresas da indústria brasileira”, reforça Rodrigo Rodrigues.

As inscrições para empresas da indústria portuguesa que queiram participar no programa, lançando desafios de digitalização a startups brasileiras, abrem no final de Novembro. As inscrições para startups abrirão depois no início de 2019. Mais informações sobre o programa junto de [email protected].