Publicidade
DicasGuia completo

Proteja-se do ransomware

Aprenda a proteger-se e recupere seus arquivos caso tenha sido infectado.

Ransomware

O ransomware é um tipo de malware especialmente nefasto uma vez que encripta os arquivos do computador, obrigando ao pagamento de um regaste para os «libertar». Neste tutorial vamos mostrar como você pode evitar um ataque ou como pode recuperar os arquivos de seu PC se este já estiver infectado.

1 – Downloads seguros
Os programas maliciosos, como o ransomware, podem vir com arquivos e programas baixados da Internet, por isso é preciso ter cuidado quando faz o download de novos aplicativos. Tente sempre acessar e instalar o programa através do site do programador e verifique se o URL começa com https, para ter a certeza de que é um site seguro. Se é um fã dos sites de torrents, certifique-se de que usa fontes seguras e legítimas.

2- Esteja atento aos emails
Quando recebe um email com anexo, mesmo quando é de alguém que conhece, analise-o bem antes de abrir. Os criminosos tentam, muitas vezes, enganá-lo com emails sobre encomendas ou faturas e, por vezes, podem usar contas de email que foram comprometidas ou mesmo roubadas. Se vir um email suspeito, apague-o imediatamente sem o abrir.

3 – Faça backup de seus arquivos
A prevenção é sempre o melhor remédio; por isso aconselhamos que faça regularmente uma cópia de segurança de seus arquivos – no caso de um ataque pode, simplesmente, restaurá-los sem qualquer prejuízo, isto se mantiver esse backup fisicamente noutro local, como um disco externo ou pendrive. Aconselhamos que experimente o AOMEI Backupper (bit.ly/2tbK5VO), um programa grátis que faz backup e restaura arquivos de forma rápida e fácil.

4 – Instale uma solução de segurança
Nenhum computador deve estar sem a proteção de um antivírus e existem dezenas de programas, alguns melhores que outros. O Windows 10 tem o Windows Defender, mas esta solução não tem as taxas mais altas de detecção de malware. Assim, aconselhamos que experimente o Avira Free Security Suite (avira.com) porque é intuitivo e é particularmente bom nas tarefas de detectar e bloquear ransomware.

5- Tenha o software de seu computador atualizado
Os cibercriminosos costumam explorar as vulnerabilidades de segurança existentes no Windows e em outros softwares. Assim, assegure-se de que instala as atualizações de segurança do sistema operativo da Microsoft assim que são disponibilizadas.

A maioria dos programas faz atualizações automáticas mas para aqueles que não o fazem pode usar a funcionalidade ‘Software Updater’ do Avira. Esta ferramenta faz um scan ao PC para encontrar software mais antigo e em seguida baixa a versão mais recente que exista.

6 – Restaurar e recuperar
Até aqui o tutorial ensinou como você deve fazer para evitar que seu PC seja infectado com ransomware mas às vezes isso é inevitável. Se isso acontecer, não entre em pânico. Se você fez o backup com o AOMEI Backupper, pode restaurar os arquivos ou o sistema através da opção ‘Restore’ do programa. Se tiver dúvidas no processo poderá consultar a ‘Ajuda’ do AOMEI Backupper em bit.ly/2rSOLMA. Em alternativa, faça a recuperação e restauro através do próprio Windows 10. Para tal, sugerimos que consulte a área de ajuda da Microsoft em bit.ly/2Nb54P4.

7 – Desencriptar arquivos gratuitamente
Se não tiver feito um backup de seus arquivos, não se preocupe porque ainda há formas de resolver o problema sem ter que pagar o resgate. Nem todo o ransomware funciona da mesma maneira, por isso a Avast criou uma série de ferramentas de desencriptação gratuitas que estão disponíveis em bit.ly/2tbCiay. Se clicar no nome do ransomware irá ver uma lista dos sintomas que ele causa e poderá fazer o download da respectiva ferramenta de remoção.

8 – Desbloquear a tela
Se a tela de seu PC estiver bloqueada, você vai precisar da Ransomware Screen Unlocker Tool da TrendMicro (bit.ly/1qiSmSp). A ferramenta tem duas versões: uma para o caso de ainda conseguir iniciar o Windows em ‘Modo de Segurança’ (descubra se consegue fazer isso em bit.ly/2meBg8W) e outra para o caso de não conseguir. Depois de instalar, basta correr o assistente e sua tela será desbloqueada rapidamente.

Mafalda Freire
Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.

Deixe uma resposta