Publicidade
DicasGuia completo

Dê mais poder ao menu de contexto do Windows 10

Neste tutorial, vamos ensinar como personalizar o menu de contexto.

Menu de contexto do Windows 10

O menu de contexto do Windows, que aparece quando você clica com o botão do lado direito do mouse em cima de um arquivo, pasta ou programa, tem algumas funcionalidades úteis mas pode ser melhorado e adaptado às suas necessidades. Em oito passos vamos ensinar como personalizar o menu e transformar este recurso numa poderosa ferramenta para o seu dia-a-dia.

1 – Desinstalar programas facilmente
Normalmente, quando quer desinstalar um programa, tem que ir ao ‘Painel de Controlo’ e a ‘Programas e Funcionalidades’ mas com o IObit Uninstaller pode adicionar uma funcionalidade para fazer o desinstalar num só passo, clicando com o botão direito do mouse no ícone do programa. Após fazer a desinstalação, o IObit verifica ainda se ficou algum «lixo» do programa, no registro por exemplo, e apaga-o.

2 – Remover programas num clique
Execute o instalador e a nova ferramenta será adicionada ao menu de contexto. Para experimentar basta clicar com o botão do lado direito do mouse no aplicativo e selecionar a opção ‘Powerful uninstall’. Verifique sempre se o programa a ser desinstalado é o correto antes de fazer ‘Uninstall’.

 

3 – Tenha armazenamento no Dropbox
Outra ferramenta útil para o menu de contexto é o Dropbox, um serviço de armazenamento na nuvem que oferece 2 GB de espaço para seus arquivos, fotografias ou vídeos. Para instalar basta ir a Dropbox.com e baixar o programa.

4 – Acesse seus arquivos em qualquer lugar
Após instalar o Dropbox e fazer login, criando uma conta ou via Google, clique no arquivo com o botão do lado direito do mouse e selecione ‘Move to Dropbox’. Quando o ícone do Dropbox, presente na área de notificações, estiver verde significa que o upload do arquivo está concluído e que o mesmo ficará acessível em qualquer lugar através dos aplicativos para desktop ou smartphone ou do site do Dropbox.

5 – Melhore seu menu de contexto com ferramentas extra
O Easy Context Menu é um programa gratuito que permite adicionar diversas novas funcionalidades ao menu de contexto do Windows. Faça o download aqui (role até o fim da página e selecione o botão cinzento ‘Download’). Descomprima o arquivo e clique em
EcMenu.exe. O programa não precisa ser instalado por isso vai iniciar de imediato.

6 – Adicione comandos rápidos
O Easy Context Menu vai mostrar uma extensa lista de opções que você pode adicionar ao seu menu de contexto. Algumas são opções avançadas de sistema do Windows que não necessita com regularidade mas outras são muito úteis como as ’Opções de desligamento’ ou o ‘Esvaziar Reciclagem’. Escolha aquelas que achar que são importantes para facilitar a utilização do computador e depois selecione o ícone do mouse com o símbolo + em verde para as adicionar ao menu de contexto.

7 – Como ter um menu limpo
Se seu menu de contexto começar a ficar muito grande e confuso retirar opções e ferramentas que você nunca utiliza poderá ser uma boa opção. Para tal, baixe a versão gratuita do CCleaner e instale-o.

8 – Para finalizar
Execute o CCleaner e selecione a opção ‘Ferramentas’ disponível no menu do programa à esquerda. Escolha ‘Arranque’ e depois clique na guia ‘Menu de contexto’ e veja quais são as opções que deseja remover. Para retirar uma funcionalidade basta selecioná-la e em seguida clicar em ‘Desativar’. Se quiser voltar a ter essa opção no menu basta fazer o mesmo processo mas no final clicar em ‘Ativar’.

Mafalda Freire
Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.