Publicidade
DicasGuia completo

Rode jogos e software antigos no Windows 10

Se a nostalgia de gamer rersolveu dar um inesperado sinal de vida ou precisa voltar a usar software antigo e seu Windows 10 já não é compatível com um ou outro, está na hora de recorrer à AppCompatibilityView para salvar o dia.

AppCompatibilityView para rodar jogos e software antigos

Passo 1
O site onde vamos poder encontrar o AppCompatibilityView, da NirSoft, é uma autêntica dor de cabeça e parece ter saído diretamente dos anos noventa. Para que você não perca tempo procurando o programa, pode fazer o download diretamente a partir daqui. Se usar o Windows 7 ou 8, vai precisar de um software de descompressão de arquivos como o WinRar ou o PeaZip (basta fazer uma pesquisa no Google por ambos). Já se tiver o Windows 10, basta abrir o arquivo ZIP para extrair o AppCompatibilityView e lançar o aplicativo.

Passo 2
Agora encontre o EXE do programa ou jogo que já não funciona na sua versão do Windows. Arraste-o para a janela do AppCompatibilityView, clique com o botão do lado direito do mouse e aponte o cursor para a opção ‘Set Windows Version Compatibility Mode’ e depois escolha a versão do Windows compatível com o programa ou jogo que quer usar. Também pode fazer esta mesma operação para um conjunto de vários executáveis ao mesmo tempo.

Passo 3
Agora basta rodar estes programas como se estivesse num computador com um Windows mais antigo. Se, mesmo assim, não houver compatibilidade, vai surgir um aviso para o alertar deste problema. Caso isto aconteça, basta mudar para outra versão do Windows, como explicamos no passo 2, e depois voltar a tentar usar o software/jogo. Se aparecer um aviso que diz que é necessário privilégios de administrador, faça clique com o botão do lado direito do mouse sobre o arquivo, mova o cursor para a opção ‘App Compatibility Option’, clique ‘Run as Admin’ e depois rode o instalador correspondente.