Publicidade
DicasGuia completo

Como converter um PDF num arquivo Word com imagens

Como converter um arquivo PDF é uma das perguntas mais populares no Google e ao contrário do que se pode pensar é um processo muito fácil, se tiver o software correto para o fazer.

Converter de PDF para Word

O formato de arquivos PDF (Portable Document Format) é uma norma aberta criada pela Adobe nos anos 90 do século passado para encontrar uma forma de apresentar documentos da mesma forma, independentemente da plataforma e software que estiverem a ser usados. O formato .DOC, ou .DOCX, é o utilizado pelo Microsoft Word para guardar os documentos criados no programa. Infelizmente estes dois tipos de arquivos não são compatíveis. Por isso, você não pode abrir um arquivo .DOC no Adobe Reader (ou qualquer outro programa de leitura de PDF). Já o Word permite a abertura de arquivos PDF permitindo sua edição.

A partir da versão 2013 do Word (lançada em 2012), a Microsoft incluiu uma funcionalidade chamada ‘PDF Reflow’ que permite a abertura de arquivos PDF através da caixa de diálogo do Word e editá-lo como se de um arquivo .DOC se tratasse. No entanto há limitações. Todo o conteúdo do arquivo PDF será importado, mas quando aparece na janela do Word, o mais provável é que não apareça exatamente igual ao que está no PDF original. Isto acontece porque os arquivos PDF são “fixos”, isto quer dizer que, embora todos os dados lá estejam, o arquivo em si não guarda a relação entre cada objeto de dados (como por exemplo sua posição relativa na página) e o Word precisa mesmo que essa informação exista para conseguir renderizar corretamente o conteúdo das páginas.

Aqui fica uma lista de coisas que o Word não consegue converter como deve ser:

Tabelas com espaçamento entre células

Cores de páginas e molduras

Alterações assinaladas

Molduras à volta de objetos

Notas de rodapé que estejam presentes em mais que uma página

Notas de fim

Áudio, vídeo e elementos animados

Marcações de páginas

Etiquetas

Comentários

Efeitos nos tipos de letra, como sombras e brilhos

Quando tenta abrir um arquivo PDF no Word aparece este aviso:

Esta mensagem serve para baixar um pouco a expectativa que o usuário possa ter de que o que vai ver na tela é exatamente igual ao que tem no arquivo PDF. Ainda assim, quando o processo termina, vai conseguir editar facilmente todos os elementos que compõem o PDF (imagem e texto).

Depois de acabar de editar o usuário pode voltar a criar um arquivo PDF. Para isso basta utilizar a função ‘Guardar como’ a partir do separador ‘Arquivo’. Na caixa de diálogo deve escolher a opção ‘PDF’ no menu ‘Salvar com o tipo’.

O usuário deve ligar a função ‘Abrir o arquivo imediatamente após publicar’ para ver logo como é que o arquivo ficou.

A conversão para PDF também funciona na versão online do Office. Neste caso o Word fará uma cópia do arquivo original para que o usuário possa editar sem fazer alterações no original.

Versões anteriores do Word

Como disse no início, apenas as versões do Word a partir da 2013 é que são compatíveis com a abertura de arquivos PDF, por isso, se utilizar uma versão mais antiga do Word, terá que converter primeiro o arquivo PDF para o poder usar.

Existem muitas formas de o fazer. Pode ser online em sites como o Nitro’s Converter que faz a conversão e depois envia o arquivo convertido por email para o usuário. Este site funciona bem se você quiser fazer conversões exporadicamente. Se fizer muitas, terá que comprar um programa especializado.

Mas há mais serviços deste tipo, como o Word.net, o doc2pdf, o PDFPro que deixa converter até 3 arquivos PDF por mês e o PDF Converter que também consegue converter para arquivos Excel, PowerPoint ou imagem e vice-versa.

Se quiser optar por um programa para instalar no seu computador, também tem muitas opções como o PDFMate ou o WPS Office. Se usar Mac existem o Lighten ou o iPubsoft que são pagos, mas têm um período de avaliação gratuito.

A Smallpdf tem à venda uma ferramenta que se chama Solid PDF Converter que consegue fazer mais que apenas converter arquivos PDF para Word, consegue converter vários arquivos e OCR para converter arquivos de imagem em texto editável. O programa em si não é barato, mas existe uma opção online que permite fazer conversões mediante o pagamento de uma mensalidade.

Por muito que tente, o Word simplesmente não é um bom editor de arquivos PDF. Com o Adobe Acrobat consegue fazer o que quiser dos arquivos PDF, mas a sua carteira não vai achar muita graça nesta alternativa. No entanto há opções mais em conta, como o PhantomPDF da FoxIt, o PDF Studio Standard da Qoopa e o CutePDF.

Converter um PDF numa imagem

Se necessitar de converter um arquivo PDF num arquivo de imagem e estiver a utilizar um Mac, basta abrir o PDF no ‘Preview’ e depois acessar ‘Arquivo’, ‘exportar’, escolher o formato de imagem que for mais conviniente e gravar.

No caso do Windows a melhor opção é o XnViewMP, que é gratuito para utilização pessoal e educacional. Quando você abre um arquivo PDF no XnViewMP, o programa vai indicar que você tem que instalar vários scripts para poder trabalhar com este tipo de arquivos, depois da instalação vai poder exportar um arquivo PDF para qualquer formato de arquivo de imagem. Não se esqueça que o texto também será convertido para imagem e se o ampliar muito vai ver os píxeis todos.